No dia em que Chapecó comemorou aniversário de 93 anos, a candidata ao Governo do Estado pela coligação A Favor de Santa Catarina, Ideli Salvatti, destacou seu compromisso com o Oeste em debate. “É a cidade que alavanca a economia na região e contribui de maneira fundamental ao crescimento do Estado. Por isso a tratarei como prioridade em nosso governo, assim como fiz como senadora”. A atividade foi promovida pela Rádio Chapecó nesta quarta-feira (25).
No debate, Ideli apontou para questões consideradas fundamentais à continuidade do desenvolvimento de Chapecó e região, em áreas como infraestrutura, educação, saúde, segurança e, principalmente, água.
Água
Um dos principais pontos do debate foi a questão da água. Nos últimos 10 anos, em 7 a região passou por estiagens. Em sua fala, Ideli afirmou trabalhar pelo fortalecimento da Casan e a manutenção pública do serviço, além da criação de mecanismos de armazenamento de água, principalmente no campo. Ainda criticou o descompromisso do candidato faltante no debate.
“Vimos o descaso do DEM em Blumenau onde o serviço foi privatizado. Em Lages o serviço foi municipalizado, justamente na gestão do candidato. Em Chapecó tentaram fazer o mesmo, mas felizmente não conseguiram. E, coincidentemente ou não, não vimos sua presença hoje na cidade para debater esse tema fundamental. Será mesmo que as pessoas estão em primeiro lugar? Chapecó está? A Casan não esteve em primeiro lugar nesses casos”, questionou.
Educação
Sobre educação, Ideli destacou a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul, com sede em Chapecó, também do Instituto Federal, com unidades espalhadas na região. “Em meu mandato como senadora a educação teve prioridade. Assim também será como governadora”.
Ela apontou à necessidade de ampliação do ensino superior também por parte do Estado. “O Governo Federal tem feito sua parte, mas o mesmo não ocorre por parte do Governo do Estado. Em nosso mandato vamos expandir a UDESC, com um campus em Chapecó. Além disso, vamos implantar o Piso Nacional dos Professores e investir no ensino profissionalizante”.
Segurança pública
A segurança pública também foi um dos pontos fortes do debate. “Há pouco mais de um mês houve uma grande manifestação em Chapecó em protesto contra a falta de segurança na cidade. Isso mostra que a população sabe da necessidade de investimentos na área, sente no cotidiano”. A candidata criticou o baixo efetivo policial no Estado, que hoje é de 1 policial para cada 600 pessoas. “O efetivo não tem acompanhado o crescimento populacional e por isso os problemas ocorrem. Nós realizaremos concurso público. Será uma prioridade”.
Saúde
A respeito de saúde, Ideli afirmou trabalhar pelo fortalecimento do atendimento de baixa e média complexidade em todas as regiões. “Também vamos instalar Upa’s (Unidades de Pronto Atendimento 24hs) em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes para desafogar os hospitais, além de criar unidades móveis com equipamentos necessários para levar o atendimento à população”.
Infraestrutura
Na questão de infraestrutura Ideli chamou a atenção para os investimentos do Governo Federal nos últimos 8 anos. “Em parceria com o Vignatti conseguimos a finalização da BR-282, além de R$ 63 milhões para a duplicação do acesso de Chapecó à rodovia. Além disso, conseguimos que o estudo da Ferrovia Leste Oeste fosse incluído no PAC 2, uma obra de fundamental importância ao Estado”.
Sobre investimentos do Governo do Estado, Ideli afirmou que criará consórcios regionais para aquisição de maquinários em parceria com o Governo Federal, para que os municípios tenham condição de deixar as estradas em condições adequadas para o escoamento da produção.
Alinhamento com o Governo Federal
“Santa Catarina não precisa de um governador que durante seu tempo no Senado foi sempre contra as ações do presidente Lula, ações que contribuíram para o crescimento do Brasil. Precisamos de alinhamento, de ações que sejam a favor da população catarinense, que agreguem. Nós temos compromissos, temos o que mostrar, estamos aqui”, afirmou Ideli.