Nesta segunda-feira, dia 21 de julho, ocorre a I Caravana dos Direitos Humanos em Santa Catarina no auditório da FECESC, em Florianópolis. O evento, organizado pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), tem o objetivo de monitorar a situação dos Direitos Humanos no Estado e contribuir para o Contra Informe, relatório gerado pela sociedade civil organizada para ser apresentado a ONU.
O mediador do MNDH, Enéias Rosa, explicou na parte da manhã que o Brasil faz parte do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC). Por isso, é realizado um monitoramento da situação dos Direitos Humanos no país e um dos recursos utilizados é o relatório alternativo, produzido pela sociedade civil organizada, chamado de Contra Informe. O encontro de hoje irá colher informações e depoimentos para auxiliar neste monitoramento e produção do relatório.
A organizadora do evento e Conselheira Nacional do MDNH, Erli Camargo, lembrou que na ocasião da apresentação do relatório de monitoramento governamental, também há um espaço para o contraponto da sociedade civil, e que Santa Catarina também já contribuiu para este momento anteriormente.
Os depoimentos dos participantes/representantes de entidades serão gravados em vídeo durante o evento para que possam constar no relatório.
A FECESC acompanha a defesa dos Direitos Humanos através de seu representante, o diretor Nadir Cardozo, no Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).
“