Pesquisar

Redes sociais


Print Friendly, PDF & Email

saude-trabalhadorO Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) elaborou um estudo específico analisando as cláusulas negociadas e as reivindicações de greve que envolviam o tema de saúde do trabalhador. As informações foram coletadas do Sistema de Acompanhamento de Contratações Coletivas (SACC) e do Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG).

Com este estudo, o Dieese tem como objetivo possibilitar que a ação sindical intervenha efetivamente nos determinantes do adoecimento e na organização do local de trabalho. Além disso, o estudo procura fazer uma abordagem ampliada que não restringe os riscos físicos presentes nos locais de trabalho, incorporando os diversos determinantes do processo saúde-doença.

Entre os temas abordados pelo estudo estão insalubridade e periculosidade, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, auxílio-doença, equipamento de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva, uniformes. Para analisar as demais dimensões do trabalho, o estudo considerou questões que tratam da intensidade do trabalho, violência, assédio organizacional, ritmo intenso e outras circunstâncias que afetam os trabalhadores do ponto de vista físico, mental e emocional.

Fonte: escrito por Contracs com informações do Dieese

Publicado em 17/06/2015 -

Siga-nos

Sindicatos filiados

[wpgmza id=”1″]