O presidente da FECESC Francisco Alano participa na noite de hoje (10) do lançamento dos filmes “1ª Conclat” e “30 anos depois Lula relembra a 1ª Conclat” na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Alano integrou a comissão que, em 1981, organizou a conferência que reuniu mais de 5 mil delegados de mil entidades em Praia Grande, litoral sul paulista. Naquele encontro foi aprovada a decisão de se criar uma central única, o que aconteceria dois anos depois – com a formação da CUT.
Alano gravou um depoimento para o filme “1ª Conclat” em que relembra o momento histórico para a classe trabalhadora e para o movimento sindical.
Sobre os filmes
Do lado esquerdo da tela, o Lula de hoje meneia a cabeça como a relembrar cada palavra daquele Lula que, do lado direito da mesma tela, dá uma entrevista trinta anos atrás, durante a 1ª Conclat (Conferência da Classe Trabalhadora), realizada em 1981.
O que se desenrola na tela é o filme “Lula Relembra a 1ª Conclat 30 anos Depois”, produção da CUT e da Tatu Filmes, com participação da ViaTV. A primeira metade da fita, finalizada no segundo semestre deste ano, registra as reações do ex-presidente enquanto ele assiste a si mesmo durante uma exibição do filme “1ª Conclat”, realizado pelo diretor Adrian Cooper em 1981 – o único registro audiovisual do grande encontro de dirigentes sindicais que daria origem à CUT.
Na segunda metade de “Lula Relembra…”, o ex-presidente é entrevistado pelo jornalista Daniel Brazil e reflete sobre os dois momentos. Sobre a diferença entre os grupos que não participaram da fundação da CUT, diz: “A gente tinha uma concepção de organização sindical de base que o outro pessoal não tinha”. Em outro trecho, diz: “A gente manteve a coerência e nossos princípios estão em pé”.
Clique aqui para assistir ao trailler do filme “”30 anos depois Lula relembra a 1ª Conclat”
Com informações do Portal CUT
“