O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (25), na Cidade do México, o prêmio Amalia Solórzano, oferecido a personalidades que se destacaram no trabalho pelo desenvolvimento do seu país. O prêmio é concedido pelo Centro Lázaro Cárdenas y Amalia Solórzano.
“Para toda a América Latina, o Governo Lula e o da sua sucessora mantêm a esperança de um governo justo e ao mesmo tempo eficaz”, afirmou durante a cerimônia a jornalista mexicana Lydia Cacho, que fez parte do conselho que escolheu Lula como laureado.
Em seu discurso de agradecimento, Lula disse que o prêmio era uma homenagem a todos os brasileiros. O ex-presidente afirmou que Amalia Solórzano é um exemplo de solidariedade para a América Latina. Quando primeira-dama, na década de 1930, ela recebeu no México centenas de crianças que fugiam da guerra civil na Espanha, além de ser conhecida por ter apoiado a estatização das petroleiras mexicanas.
Segundo Lula, lembrar Amalia é especialmente importante neste momento em que as mulheres começam a ocupar o espaço político a que têm direito, inclusive como chefes de estado, como Michelle Bachelet (Chile), Cristina Kirchner (Argentina), Laura Chinchilla (Costa Rica) e Dilma Rousseff (Brasil).
Estiveram no evento o governador do Distrito Federal do México, Marcelo Ebrard, e o reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), José Narro Robles.
(Assessoria de Imprensa/Instituto Lula)
“