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Enquanto a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) aponta alta nas vendas de 12% em Santa Catarina, a maioria dos consumidores planeja gastar o mesmo ou um pouco menos do que em 2009, pagando à vista com dinheiro poupado.

Os dados de intenção de consumo no Natal fazem parte uma pesquisa promovida pelo Instituto Mapa, em parceria com a ADVB/SC. Mesmo com a economia de vento em popa, e a previsão do melhor Natal dos últimos anos, 49% dos entrevistados adotam uma postura conservadora com os gastos.

O diretor-presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, o Zeno, lembra que, em 2009, houve diversos incentivos do governo para o consumo, como a redução da alíquota do IPI para linha branca, materiais de construção, automóveis e outros itens.

— Foram criadas condições favoráveis que este ano não existem. Se 2009 foi bom para o comércio, a intenção de gastar o mesmo é positivo e favorável. Em termos de faturamento bruto, os valores podem significar um resultado ainda melhor para os lojistas — destaca Zeno.

A maioria dos consumidores ouvidos (16%) pretende gastar entre R$ 501 e R$ 1 mil em presentes e demais compras de fim de ano, e uma fatia de 4% revelou que gastará menos de R$ 50.

Maioria prefere à vista

O comércio de rua é o preferido por 66% dos catarinenses, até porque mais da metade das cidades pesquisadas não tem shopping center. A compra à vista é a forma de pagamento escolha de 65%, com dinheiro guardado (31%) ou com o 13º salário (31%).

— A população com renda média ou baixa prefere não assumir dívidas nem pagar juros para dar presentes. Fazem crediário para produtos maiores, mas as pequenas lembranças pagam à vista. Isso não é característica só de SC — diz Zeno.

Comparado a outros estados, SC tem índices positivos acima da média brasileira, como desemprego baixo e capacidade maior de pagar as contas — 22% não conseguem pagar todas as contas em dia em SC, contra 25% da média brasileira, por exemplo.

Mas o Instituto Mapa não faz um ranking por estados porque cada pesquisa contempla um banco de dados exclusivo e adaptado à realidade de cada lugar, como explica Zeno.

A pesquisa foi realizada com 630 famílias catarinenses, no período entre 3 e 9 de novembro, em 19 municípios acima de 60 mil habitantes de todas as regiões do Estado.

É a primeira de uma série de pesquisas que será realizada a cada quadrimestre, antevendo as intenções de compras para os principais feriados, segundo o diretor-presidente do Instituto Mapa.

Fecomércio projeta gasto de R$ 357

A pesquisa de intenção de compra para o Natal da Federação do Comércio de SC (Fecomércio), divulga ontem, seguiu na mesma linha. O estudo apontou que o gasto médio dos catarinenses será de R$ 357, mas o valor aumenta conforme a idade dos pesquisados.

Entre os consumidores com 36 a 65 anos, a média sobe para R$ 438. Dos entrevistados, 56% está com situação financeira melhor do que no ano passado. A pesquisa da Fecomércio foi realizada com 3 mil consumidores de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma e Chapecó

Acesse aqui a pesquisa completa

Publicado em 23/11/2010 -

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